A Avaliação Audiológica é muito mais do que a simples medição da perda auditiva através do Audiograma:

Tendo como  objectivo a recuperação da qualidade de vida através da reabilitação auditiva, devem combinar-se os resultados dos exames audiométricos com o estudo das dificuldades individuais causados pela falta de audição.

Através do nosso software, pode avaliar-se o “estilo de vida” do cliente, e conjugar essa informação automaticamente com os dados audiométricos de modo a satisfazer as necessidades particulares. Assim, podemos dizer que os aparelhos são totalmente personalizados !

 

TESTES AUDITIVOS:

OTOSCOPIA

Observação do canal auditivo externo. Certificamo-nos assim, se realmente existe uma perda auditiva orgânica ou se estamos perante, por exemplo,  uma simples obstrução do canal (cerúmen, corpo estranho) . Verificamos também a existência de qualquer outra condição que também requeira a consulta de um médico especialista (otorrinolaringologista) , antes de prosseguirmos com os restantes exames ou com o processo de reabilitação.

AUDIOMETRIA

Através de auscultadores e por meio de uns apitos (sons puros a diferentes frequências e diferentes intensidades), avalia-se o tipo e grau de perda auditiva.

AUDIOMETRIA VOCAL

Teste essencial para o prognóstico da reabilitação auditiva, bem como para a selecção do aparelho auditivo mais adequado.
Consiste na repetição de listas de palavras monossilábicas pelo paciente, palavras estas que são emitidas a diferentes intensidades. Durante a avaliação audiológica o teste efectua-se através de auscultadores, e na avaliação protésica, o teste é feito em «campo livre» através de colunas de som, possibilitando a comparação dos resultados com  e sem aparelhos auditivos.

TIMPANOMETRIA e IMPEDÂNCIOMETRIA

É o estudo da flexibilidade e estado da membrana timpânica para aferir possíveis lesões ou perfurações. Através destes exames podem também identificar-se outras patologias do ouvido médio.

OTOEMISSÕES ACÚSTICAS

Providenciam uma rápida e fácil confirmação de actividade no ouvido interno. Trata-se de um exame eficaz, muito rápido e seguro, ideal para rastreios auditivos neo-natais, e indicado a qualquer pessoa que necessite de testes que não requeiram respostas voluntárias.